Entenda a Logística 4.0: Como se adaptar a este novo momento?

Entenda a Logística 4.0: Como se adaptar a este novo momento?

A gestão da cadeia de abastecimento mudou e encontra novos desafios para embarcadores e transportadores no Brasil.


Neste novo momento para a logística brasileira, as empresas do setor estão investindo cada vez mais em tecnologia, automação de processos e capital humano para alinhar as operações com a Logística 4.0. Entender como acontece este processo e como andar lado a lado com estes novos desafios, é primordial para o desempenho da sua frota.


O que é a logística 4.0?

É uma série de mudanças no comportamento de processos, pessoas e sistemas aliadas ao movimento chamado de Indústria 4.0 ou a 4ª Revolução Industrial. A principal característica é a aplicação de tecnologias com alta capacidade de processamento e análise, com um objetivo claro de atingir cada vez mais eficiência.  

 

O que tem se observado no segmento da logística nos últimos tempos é a redução da lucratividade de quem atua nesta área. Isso ocorre principalmente pela grande competitividade do setor. A Logística 4.0 surge justamente para melhorar a eficiência dos processos, do patrimônio humano e da estrutura para reduzir custos. Tudo isso para qualificar os serviços, manter-se no mercado e otimizar as margens.  


A Logística 4.0 não se resume às plataformas avançadas para controle de forma integrada. Ela também propõe um novo comportamento de todos os atores que fazem parte do cenário logístico. É uma solução eficiente para os embarcadores, transportadores, empresas gerenciadoras de risco, seguradoras e fornecedores de sistemas de controle. Com ela, o motorista tem uma missão que vai além de apenas conduzir um veículo, ele assume o protagonismo de profissional de logística.


Como implementar isso na minha empresa?


O novo comportamento

Análise de dados, registro de transações, planejamento de viagens e compartilhamento de informações vão gerar resultados mais eficientes se estiverem aliados a atitudes e mudanças de comportamentos. Mesmo com recursos da Inteligência Artificial (IA) nos processos, o engajamento humano é crucial para que as novas ferramentas consigam ter um alto desempenho. Empresas que estão qualificando os motoristas e trazendo gestores de conta para fazer o elo entre sistemas e transportadores já colhem resultados positivos.  


Plataforma de Controle

É com este propósito que a Raster Gerenciamento de Risco apresenta ao mercado o RasterLOG 4.0. Uma plataforma de controle que concentra toda a operação no mesmo lugar, com funções voltadas para garantir eficiência e melhorar o gerenciamento. O RasterLOG é totalmente customizado para cada operação e o grande diferencial é a inteligência na antecipação de situações que podem gerar danos e perdas.


Conheça tudo o que o RasterLOG 4.0 pode te proporcionar clicando aqui.

08 de Setembro de 2020

Compartilhar

Linkedin Facebook