Logística 4.0: Saiba o que é e os impactos desta transformação no setor brasileiro de transportes

Logística 4.0: Saiba o que é e os impactos desta transformação no setor brasileiro de transportes

Identificar falhas, medir os resultados e automatizar a cadeia de suprimentos são atividades que podem ser aprimoradas com a aplicação de novas tecnologias e equipamentos voltados para esse fim.


No cenário atual, em que empresas estão lidando com orçamentos cada vez mais limitados, é indispensável uma revisão na forma como os recursos financeiros são distribuídos. Identificar maneiras de reduzir os gastos e evitar o desperdício é fundamental para a sobrevivência das empresas.


Como implementar a Logística 4.0

Os dois principais pontos para implementação são proatividade e uma plataforma customizada para a operação. O sucesso ainda depende de treinamento, análise criteriosa dos processos e qualificação das pessoas. Por mais que os recursos tecnológicos substituam operadores, e robôs façam a primeira análise de atendimento, ainda é necessária uma gestão pessoal.


Nas implementações da solução da torre Logística 4.0 a Raster auxilia neste processo com a figura do gestor de contas. O conhecimento logístico e do sistema garante um desempenho eficiente no acompanhamento diário de todos os passos da operação. É este formato do gestor de contas fazendo a ligação entre transportador e sistema, que proporciona a entrega dos resultados que os clientes esperam.


Aumento da competitividade

A implementação de soluções de torre logística tem o foco principal para a redução de custos e aumento da eficiência. São exemplos deste tipo de ferramenta recursos como roteirização, identificação do trajeto mais adequado, planos para redução do desgaste do veículo, economia de combustível, controle de temperatura de carga frigorificada e controle total da movimentação de mercadorias.


Mesmo que o setor seja afetado frequentemente por imprevistos e demandas emergenciais dos clientes, com uma solução como o RasterLOG 4.0 você tem a capacidade de lidar com pedidos de última hora. Este processo permite que o cliente acesse e personalize os serviços de acordo com a própria necessidade.É uma vantagem que garante ganho de competitividade.


Foco no desempenho

O registro das atividades e o controle delas são etapas do processo que se referem à performance. As premissas da Logística 4.0 têm foco na melhoria contínua e no fornecimento de informações para subsidiar a tomada de decisões. O desafio de quantificar e medir os resultados das áreas de armazenagem e transportes está na escolha do sistema que vai apurar todas as informações.


Como o RasterLOG 4.0 você tem uma visão ampla e ao mesmo tempo, aprofundada sobre todo o caminho da carga. O transportador pode visualizar minuto a minuto e conferir se tudo o que foi estabelecido no plano de viagem está ocorrendo na prática. 


A antecipação de eventos é um diferencial do RasterLOG 4.0. O modelo de controle de temperatura é um exemplo prático de como a plataforma ajuda na redução de custos. O processo já começa com a correta instalação e configuração dos sensores na câmara fria. Na etapa seguinte são criados fluxos com tarefas claras para todos os envolvidos no processo. A central de operação inicia o monitoramento na hora do embarque e durante o trajeto acompanha qualquer anomalia na temperatura.


Com a tecnologia do RasterLOG 4.0 é possível antecipar falhas e tomar medidas imediatas, como o acionamento de alarmes, bloqueios, contato imediato com o transportador e auxiliar o motorista na tomada das melhores decisões para resolver o problema. Um dos maiores embarcadores no setor de frios do Brasil já conseguiu reduzir em mais de R$ 5 milhões anuais as perdas com cargas de perecíveis usando o RasterLog4.0.


Conheça ainda mais sobre essa inovação, clicando aqui.


Soluções diferenciadas

Para cuidar ainda mais dos nossos clientes e de cada carga embarcada, investimos e lançamos soluções diferenciadas.Assim com outras soluções que a Raster já aplica no mercado logístico, a plataforma RasterLOG 4.0 proporciona inúmeras informações, mantendo o transportador por dentro daquilo que precisa saber sobre o trajeto do transporte e da carga. 


Para conseguir esta facilidade é indispensável uma ferramenta que mantenha as informações atualizadas constantemente, prevenindo a perda de cargas e efetuando o gerenciamento ideal. Ele é uma das ferramentas e soluções desenvolvidas pela Raster que oferece estes resultados. 


As vantagens de ter a informação, o gerenciamento e a prevenção 

A Raster desenvolveu o Log 4.0 para auxiliar o transportador e a possibilidade de ter um maior controle da sua frota, com uma visão ainda mais ampla, com informações sobre a carga que está sendo transportada e detalhes de tudo o que acontece na estrada. 


Diferente das outras plataformas disponíveis no mercado, com o RasterLOG 4.0, o cliente pode acompanhar minuto a minuto da viagem e verificar se tudo o que foi estabelecido no plano está ocorrendo na prática. É possível ter detalhes sobre o tempo da viagem, das paradas e até mesmo a situação do veículo. Outra vantagem deste gerenciamento é a rapidez para antecipar imprevistos e evitar a perda de cargas, que antes aconteciam com frequência. 


O Log 4.0 também oferece agilidade na tomada de decisões para que sejam preservados os produtos. Com esta plataforma de gerenciamento, soluções são definidas em pouco tempo para que não vá nada fora. Esta é a ideia: evitar desperdício e solucionar os problemas com rapidez. 


A tecnologia do Log 4.0 consegue informar ao transportador a temperatura de frigoríficos, caso ela baixe no decorrer da viagem. O sistema informa o motorista e a transportadora. Esta comunicação de alerta facilita as ações que vão trazer segurança para o negócio e evitar perdas. 


Muito mais que um rastreador, o Log 4.0 é um auxílio para quem quer estar por dentro de todo o processo de transporte e gerenciamento. É a solução para quem já enfrentou momentos de perda de cargas por imprevistos no trajeto e não quer mais que isso aconteça. 


Conheça ainda mais sobre essa inovação, clicando aqui.


Entre em contato conosco para levar à sua empresa essa tecnologia, que possibilita um gerenciamento e rastreamento completo. Fale com a Raster agora.


Clique aqui e conheça outras soluções que a Raster pode te proporcionar.



04 de Setembro de 2020

Fonte: Raster

Compartilhar

Linkedin Facebook