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China libera 5 mil caminhões autônomos da startup TuSimple

Sem acidentes graves durante o período de testes, governo libera 5.000 caminhões autônomos nas estradas da china.

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Caminhão da TuSimple: nenhum acidente ao longo de 45 mil quilômetros de testes. Imagem: Divulgação

Ainda distante de presenciar carros autônomos trafegando com passageiros nas principais estradas do mundo, ao menos o transporte de carga parece estar mais próximo. A TuSimple, startup norte americana fundada em 2015 em San Diego, na Califórnia hoje é a maior empresa da China no segmento de veículos autônomos pesados na China e obteve autorização das autoridades locais para colocar seus monstros automatizados na estrada.

De acordo com a companhia, serão 5 mil caminhões operando em rotas específicas no país asiático.

Desde 2019, aconteceram testes em um trajeto que ia de Pequim até o porto de Yanshan passando por armazéns e empresas no caminho. Em todo período de teste nenhuma ocorrência de acidente grave foi notificada. No período de teste, havia sempre um motorista dentro do veículo para eventuais emergências. De acordo com o diretor de tecnologia da empresa, Hou Xiaodi, como não houve nenhum acidente grave nos mais de 45 mil quilômetros de viagens, o governo chinês acelerou o processo para autorização do uso dos veículos.

O transporte, inicialmente, é apenas de contêineres de fábricas locais, algo que deve ser modificado com o passar dos meses.

Agora, com tudo pronto, esses caminhões vão circular sem a presença de qualquer ser humano e farão paradas apenas para reabastecimento, algo que pode ajudar no escoamento da produção de diversos insumos na China.

 

Na fase de testes, caminhões International foram adaptados para rodar de maneira autônoma, mas grupo Traton anunciou que vai trabalhar junto para acelerar processo tecnológico.

 

O Grupo Traton, holding que controla as empresas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN e Rio, trabalhará com a startup de automação TuSimple para desenvolver caminhões autônomos e terá uma participação na empresa de tecnologia como parte de seu acordo.

A Traton disse ao anunciar o acordo que pretende começar a testar caminhões pesados ​​autônomos além da china em estradas de países como Alemanha e Suécia.

O acordo com a Traton, com sede na Alemanha, marca o primeiro movimento da TuSimple na Europa. Ele segue um acordo semelhante que a TuSimple fechou em julho com a Navistar International para desenvolver em conjunto caminhões autônomos, com a fabricante de caminhões dos EUA também tendo uma participação minoritária na partida.

A Traton, cujas marcas de caminhões incluem Scania e MAN, detém cerca de 17% das ações da Navistar e está tentando adquirir o fabricante com sede em Lisle, Illinois.

A Traton e a TuSimple não divulgaram o tamanho da participação que a fabricante europeia está tendo na empresa. A TuSimple no início de 2020 levantou US $ 215 milhões em uma rodada de financiamento estendida da Série D, com investidores incluindo a United Parcel Service Inc. por meio de seu braço de investimento UPS Ventures.

Fundada em 2015 e com escritórios em San Diego e na China, a TuSimple tem testado caminhões na china e no sudoeste dos Estados Unidos que usam tecnologia autônoma, mas têm um operador humano ao volante.

O contrato Traton-TuSimple surge em meio ao crescente interesse em tecnologia de automação em transporte, que os apoiadores acreditam que irá reduzir custos e melhorar a eficiência nas redes de frete.

A rival da TuSimple, Ike Robotics, disse no início deste mês que estava trabalhando com vários operadores, incluindo a Ryder System Inc. e a gigante de logística alemã Deutsche Post AG , na instalação de tecnologia de automação de caminhões.