fbpx

Controle de Jornada do Motorista é sinônimo de segurança

Que o controle de jornada do motorista é uma exigência da legislação brasileira todos já sabem. O que nem todos conseguem é fazer com que ela aconteça na prática, e de uma forma segura e eficiente. 

Com a legislação em vigor, cumprir a jornada de trabalho das 44 horas semanais ao volante não é tão simples. É muito mais do que dividir o tempo em oito horas diárias. É conseguir documentar tudo isso com a veracidade das informações. 

O que tem dado resultado positivo e facilitado a vida tanto das transportadoras, quanto dos motoristas, é o controle eletrônico. Um profissional do volante vive uma realidade totalmente diferente de uma empresa com funcionários que sabem a hora que vão começar e terminar as atividades. 

A estrada é o local de trabalho do caminhoneiro que, além de estar a milhares de quilômetros de distância, nem sempre sabe o que vai encontrar à frente. É justamente para mudar essa realidade que os meios eletrônicos são aliados importantes. 

 

Controle de jornada do motorista em tempo real 

Mais que cumprir uma exigência da legislação 13.103/2015, a chamada Lei do Motorista é uma garantia de segurança. Muitos profissionais não querem correr o risco de ter que ficar um dia todo ao volante, da mesma forma que as empresas inteligentes querem a garantia que isso não vai ocorrer.  

Os sistemas de controle de jornada do motorista eletrônicos oferecerem essa segurança, que beneficia empregados e empregadores. O Raster JOR é um exemplo disso. Com as informações das movimentações emitidas através do sinal do rastreador instalado no caminhão, possibilita a intepretação do que ocorre na estrada.

Os dados são gerados pela empresa gerenciadora de risco, em tempo real, e disponibilizados à transportadora. Com base no tipo movimentação do caminhão, é possível saber se ele está em viagem ou parado para descanso e almoço do motorista. Tudo isso de forma automática.  

O Raster JOR permite que decisões sejam tomadas antes que o problema aconteça. Uma empresa que faz o controle da jornada do motorista no papel, por exemplo, irá saber se os horários foram seguidos corretamente apenas quando o profissional retornar da viagem. Com o Raster JOR é instantâneo.  

Em tese, se o motorista esqueceu de preencher a planilha ou fez horas além do permitido, já existe uma possibilidade de problemas jurídicos. Com as informações geradas pelos meios eletrônicos eles podem ser evitados.  

A vantagem do controle de jornada do motorista eletrônico é que tudo isso pode ser acompanhado instantaneamenteAs informações são geradas pelo próprio sistema. O motorista não precisa informar quando iniciou e encerrou a viagem. O Raster JOR cuida de tudo.  

 

Informações que auxiliam o planejamento da empresa 

Os dados gerados pelo sistema eletrônico de controle de jornada do motorista podem ter inúmeras finalidades na empresa. É perfeitamente possível saber quais são os profissionais que mais conseguem colocar em prática o que diz a Lei do Motorista e os que apresentam mais dificuldades.  

Com esse mapeamento confiável da realidade na estrada, a empresa pode definir estratégias de capacitação e prevenção de inconformidades. Se antecipar aos problemas pode cuidar da segurança das pessoas e do patrimônio, além de precaver futuros impasses jurídicos.  

Ter a informação de quem mais apresenta dificuldades para cumprir a jornada do motorista também é estratégico. Esse detalhe permite à empresa identificar se a causa são condições de infraestrutura ou falhas humanas. Além de avaliar se está trabalhando com o número correto de profissionais e otimizar o tempo deles na estrada. 

Estes por sua vez, são mecanismos eficientes para reduzir custos e aumentar a lucratividade.  

 

Controlar a jornada é se preocupar com as pessoas 

A Lei do Motorista é muito clara ao especificar todas as regras que as empresas devem seguir. Ela estabelece as normas para a jornada de trabalho, descansos, paradas para almoço e outros. 

Estar em conformidade com essas exigências representa segurança jurídica para qualquer empresa ou profissional. Mas buscar soluções para que isso aconteça com eficiência na estrada também mostra preocupação com a qualidade de vida. 

O controle da jornada do motorista tem sido eficiente para assegurar os momentos de descanso. Estudos provam o risco de acidentes pela falta de descanso ou o perigo das substâncias que mantém o organismo ativo. Muitos acidentes ocorrem por causa disso. 

Dar condições para que a jornada seja cumprida é cuidar da vida e de patrimônios. É garantir dignidade ao trabalhador que passa dias ou até meses longe de casa e da família.  

 

Raster Jor: uma plataforma de destaque no mercado 

Raster JOR é uma ferramenta eletrônica que tem ajudado muito no controle de jornada do motorista. O sistema já está na terceira versão e cada vez mais é aprimorado para atender as necessidades dos clientes. 

As informações geradas pela movimentação dos veículos são compiladas por um meio eletrônico e entregues às transportadoras como relatórios. Tudo isso é possível graças à inteligência embarcada nas soluções tecnológicas da Raster e à capacitação técnica das pessoas.  

Os benefícios de ter acesso a um sistema integrado de informações vão além do controle de jornada dos motoristas. Eles ajudam na otimização do tempo, redução de custos e, principalmente, segurança na geração desses dados.  

Raster se aprimora cada vez mais para entregar soluções personalizadas para cada cliente. Mover o mundo só tem sentido se for com segurança, seja das pessoas ou patrimônios.  

controle-de-jornada-do-motorista-eletronico-2