fbpx

Maio Amarelo: dê uma direção para sua vida

Se tem um tema que instiga o debate é o trânsito. Afinal, todas as pessoas em algum momento do dia são impactadas por ele. As ações do Maio Amarelo, que vão iniciar em breve, surgem justamente para nos lembrar disso. 

 

Muitas campanhas publicitárias, produções de vídeos e conteúdos jornalísticos são divulgados neste período. Para muitos até podem parecer repetitivos, mas quando se trata de conscientização, nada ocorre rapidamente. É um trabalho de formiguinha mesmo!  

 

O importante é ter informação confiável e buscar uma direção que nos leve a uma vida segura. Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito visam justamente impactar pessoas para uma convivência harmoniosa no trânsito. É seguir na direção do comportamento que salva vidas. 

 

Tudo começa pela educação! 

O trânsito talvez seja um dos lugares mais democráticos que existe. Isso porque todos fazemos parte dele e desempenhamos diversos papéisNão importa se é como pedestres, motoristas ou profissionais, precisamos entender que o meu comportamento pode interferir na vida do outro.  

 

Essa experiência de estar nas diversas funções, infelizmente não é sinônimo de empatia. Caso contrário, naturalmente haveria um respeito mútuo entre os usuários do trânsito.  

 

Educar as pessoas para uma direção de cuidado se torna cada vez mais indispensável. É pelo amor à vida e respeito ao outro que precisamos nos engajar com iniciativas que promovam a conscientização.  

 

Maio Amarelo terá destaque na comunicação da Raster 

A Raster é uma empresa de inteligência logística e gerenciamento de risco. O que buscamos no dia a dia é melhorar a gestão e cuidar das pessoas e patrimônios.  

 

Todo o trabalho que fazemos na prevenção de acidentes de trânsito e redução de riscos, não é apenas visando a sustentabilidade do negócio. Entendemos que nossas ações também podem direcionar à preservação de vidas 

 

Os números das estradas brasileiras mostram que todos os anos muitas histórias são interrompidas e famílias destruídas por comportamentos. Além disso, os acidentes de trânsito são, atualmente, a principal dor de cabeça para as transportadoras. 

 

maio-amarelo-2

 

Dados da Confederação Nacional de Transporte (CNT) mostram que em 2020 foram registrado63.447acidentes, apenas nas rodovias federais. O mesmo estudo destaca que a falta de atenção de motoristas e pedestres foi a causa de 24.066 desses acidentes.  

 

A campanha Maio Amarelo de 2021 chama a atenção para duas palavras: respeito e responsabilidade. A Raster vai trabalhar com colaboradores e clientes a temática “Dê uma direção para a sua vida”. 

 

Os canais de comunicação da empresa vão trazer conteúdos sobre segurança no trânsito e estatísticas. A Raster terá ações para engajar colaboradores e clientes para lembrar o valor da vida. É um trabalho para enfatizar a necessidade de se preocupar com o outro também.  

 

Uma morte a cada 100 acidentes de trânsito  

O Brasil ocupa a quarta posição no mundo em mortes por acidentes de trânsito, conforme estudo realizado pela ONU em 2019. Os dados da CNT de 2020 mostram uma morte a cada 100 acidentes nas rodovias federais.  

 

O Observatório Nacional da Segurança Viária aponta que, no geral, uma pessoa morre a cada 15 minutos. Os ferimentos em acidentes de trânsito no Brasil deixam sequelas em um ser humano a cada dois minutos. Entendeu por que é importante pensar na segurança das nossas ações? 

 

A pesquisa sobre os acidentes de trânsito em rodovias federais destaca o quanto os sinistros estão ligados ao comportamento das pessoas. O levantamento da CNT também traz um gráfico com as estatísticas nos últimos 14 anos. Confira os principais dados de 2020:  

– Falta de atenção de condutores e pedestres: 24.066  

– Fator humano associado à fiscalização e/ou infraestrutura: 16.205  

– Fator humano não associado à fiscalização e/ou infraestrutura: 6.322  

– Ingestão de álcool e/ou substâncias psicoativas: 5.520  

– Problemas na via: 3.668  

– Fator externo: 2.454  

 

 

Cinco dicas para um trânsito mais consciente 

  1.   Não use o celularEvite atender a ligações ou ler/responder mensagens de texto. A distração é um importante fator de risco para quem está ao volante; 
  2. Se beber, não dirija. Saiba que conduzir veículo após ter ingerido bebida alcoólica reduz em até 25% seu tempo de reação, aumentando o risco de acidente; 
  3. Se estiver cansado ou com sono, descanse antes. Dirigir nestas condições é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado;
  4. Respeite os limites de velocidade. E ao passar por locais com grande fluxo, escolas, hospitais, etc, reduza a velocidade;
  5. Seja gentil no trânsito. Dê passagem, sinalize suas intenções de manobra, não discuta nem provoque discussões, respeite a faixa de pedestres e as vagas reservadas em estacionamentos. 
 Fonte: O Observatório Nacional da Segurança Viária 

 

Como surgiu o movimento Maio Amarelo  

A campanha que ganhou visibilidade mundial surgiu para chamar a atenção ao alto índice de mortes e feridos no trânsito. O movimento Maio Amarelo surgiu no ano de 2014. 

O mês é uma alusão a 11 de maio de 2011, data em que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela é pela simbologia à atenção e por representar advertência no trânsito.  

O objetivo do Maio Amarelo é que poder públicoiniciativa privada e a sociedade civil se mobilizem para refletir sobre o trânsito. É colocar em prática ações que propaguem conhecimento e uma nova conscientização.  

A Raster apoia esses movimentos. Entendemos que engajar as pessoas para um trânsito com mais respeito e responsabilidade é uma etapa importante para mover o mundo com segurança.