Reduzir custos nas operações de transportes e diminuir o serviço da equipe dos escritórios é um sonho para qualquer transportadora. Com as ferramentas tecnológicas da Raster, isso pode se tornar realidade e de uma forma muito simples e eficiente.
O módulo de Programação de Demanda é um serviço adicional do produto Raster LOG. O objetivo dessa funcionalidade é facilitar o cadastro de cargas e caminhões, agilizando qual veículo é mais adequado para cada tipo de mercadoria que precisa ser transportada.
Outro grande diferencial do módulo de Programação de Demanda, é que ele também vai indicar o veículo que estiver mais próximo do local onde precisa fazer o carregamento. “Atualmente, a maioria das empresas faz esse controle em planilhas de Excel, o que leva muito mais tempo e não dá uma visibilidade do todo para a gestão da transportadora”, afirma o Gerente Comercial de Soluções Digitais na Raster, Alisson Adriano Moraes. O serviço da Raster faz tudo isso de forma automatizada.
Como funciona a Programação por Demanda
O primeiro passo é cadastrar na ferramenta os veículos disponíveis para a viagem, que podem ser da própria frota da transportadora, terceiros ou agregados, e cadastrar as viagens que estão disponíveis. Também são adicionados detalhes como o local da coleta e o tipo de caminhão necessário (frigorifico, sider e outros).
Depois de fazer essa programação na ferramenta, o profissional da transportadora responsável por programar a frota vai aceitar as demandas e o sistema vai indicar o melhor veículo automaticamente. “Ele faz isso dentro de um raio estabelecido pela empresa e apresenta uma lista de caminhões priorizando os que estão mais perto do local de carregamento. O serviço vai ser muito mais ágil e o caminhão vai ficar rodando vazio por menos tempo. É uma grande vantagem porque representa economia para a transportadora”, explica Alisson.
Programação por Demanda também unifica GR e gestão logística
Depois de definida a carga e o veículo para iniciar a viagem, o módulo da Programação por Demanda ainda permite no mesmo sistema verificar se o motorista tem a consulta de pesquisa ativa e se o caminhão está com o checklist válido, por exemplo. “Esse serviço ainda é novo aqui na Raster e vamos aprimorá-lo ainda mais. Além das informações de gerenciamento de risco (GR) e logística, queremos incluir o controle de jornada”, comenta Alisson.
Essa unificação possível com a ferramenta da Raster é um grande diferencial de mercado. A empresa não precisa ter uma plataforma para cada finalidade, com apenas um sistema consegue ter todas as informações necessárias antes e durante a viagem.
Quer saber mais sobre as vantagens dessa tecnologia? Fale com a gente!