fbpx

Conheça as mudanças da Nota Técnica 2021.001

Desde o dia 7 de junho estão em vigor as novas regras para emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). As mudanças da Nota Técnica 2021.001 alteram detalhes práticos na hora de gerar o documento. Uma delas é a validação do vale-pedágio obrigatório. 

  

É importante que os embarcadores saibam que ao contratar os serviços de transporte de cargas de terceiros, é preciso preencher os campos sobre o adiantamento do vale-pedágio obrigatório. Sem esse passo, não é emitido o MDF-e. 

  

O novo sistema para gerar o Manifesto Eletrônico entrou em operação automaticamente. Agora, para atender às mudanças da nota técnica 2021.001, é necessário que o fornecedor do vale-pedágio seja homologado na base de dados da ANTT.  

 

A Raster trabalha em parceria com a Extratta, que é especializada em meios de pagamentos eletrônicos. Além disso, possui a homologação da ANTT. Siga com a gente neste conteúdo e fique bem atualizado sobre as novas regras. 

  

Resumo das principais mudanças da Nota Técnica 2021.001 

  

Rejeição 731:  A categoria de combinação veicular deve ser preenchida para o grupo vale pedágio. 

Rejeição 732: CNPJ do fornecedor do vale-pedágio inválido. 

Rejeição 733:  CNPJ do Fornecedor do vale-pedágio inexistente na base da ANTT. (Em caso de rejeição ligue para Ouvidoria ANTT pelo número 166) 

Rejeição 734:  Rejeição: CNPJ / CPF do responsável pelo pagamento do vale pedágio inválido. 

  

Clique aqui e confira todos os detalhes da Nota Técnica.

 

Fique atento! Vale-pedágio obrigatório é lei. 

Previsto em legislação desde março de 2001, o vale-pedágio obrigatório se tornou exigência a pedido de transportadoras e caminhoneiros autônomos. O objetivo principal é desonerar os transportadores com o pagamento do pedágio. 

  

Na prática, significa dizer que o transporte da carga não pode ser feito sem o adiantamento do pedágio, previsto na jornada de viagem. Essa exigência é bem clara na Lei nº 10.209, de 23 de março de 2001, regulamentada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Quem não cumprir essa regra estará sujeito ao pagamento de multa.  

 

A Raster trabalha em parceria com a Extratta, que é especialista em meios de pagamento eletrônico de frete. Além disso, é uma empresa homologada pela Agência Nacional de Transporte de Terrestre (ANTT), com profissionais especialistas em temas como: 

 

Mudanças da Nota Técnica 2021.001 validam o Pix 

Outra mudança da Nota Técnica 2021.001 é a validação do PIX para o pagamento do frete. Isso significa que agora, o PIX se tornou uma alternativa de pagamento de serviços homologada pela ANTT. 

 

A atualização do sistema para emissão do MDF-e possui um campo para informar o número da chave PIX. Pode ser o CPF ou CNPJ, telefone, e-mail ou a chave aleatória, que é gerada pelo banco onde quem vai receber o pagamento tiver conta.   

 

Raster e Extratta: parceria para facilitar caminhos 

 A Raster sempre está preocupada em auxiliar os clientes. Para isso, faz parcerias com empresas de outros serviços. Um exemplo é a proximidade com a Extratta para facilitar os pagamentos eletrônicos, adiantamento do vale-pedágio e emissão do CIOT, que fazem parte das exigências do transporte rodoviário de cargas.  

  

A Extratta está no mercado há três anos e atua de forma inovadora. A empresa apresenta uma visão diferente com o objetivo de descomplicar os meios de pagamentos eletrônicos. Para isso, várias soluções simples, seguras e eficientes estão ao alcance dos clientes.    

   

Os profissionais da Extratta possuem vasta expertise em logística e tecnologia,entregando ao transportador, embarcador e usuários (motoristas e estabelecimentos), o que há de mais moderno em soluções de meios de pagamentos para o transporte rodoviário de cargas.  

  

Soluções da Extratta  

 A Extratta possui uma plataforma on–line, APP’s de simples acesso e com diversas funcionalidades, integração com os principais ERP’s e TMS’s do mercado. Também conta com uma ampla rede de parcerias, possibilitando inúmeras vantagens aos clientes e parceiros.  

 

As soluções da Extratta facilitam a gestão logística e financeira da empresa. Todas as despesas da viagem podem ser pagas pelo nosso cartão e outros meios disponibilizados. 

  

O transportador ou embarcador tem total gestão dos pagamentos e dos comprovantes de entregas realizados pelos motoristas, possuindo assim visibilidade, segurança e dinâmica em seus negócios.  

 

Conheça mais sobre a Extratta