fbpx

Atenção: Papai Noel precisa de planejamento logístico!

Foi-se o tempo em que as renas do Papai Noel davam conta de garantir a entrega dos presentes de Natal. Com as vendas pelo e-commerce bombando nos últimos tempos, quem quiser assegurar uma entrega com qualidade e segurança precisa de planejamento logístico. 

E não adianta deixar para pensar nisso lá na última semana de dezembro. Depois das vendas da Black Friday, as transportadoras já precisam se organizar para o Natal. 

Que tal avaliar quais foram as falhas e acertos da Black e melhorar a gestão do transporte para o Natal? Não tenha dúvidas que vai valer a pena! 

A Raster separou algumas dicas que vão lhe ajudar nisso. Vai ser bem fácil entender por que até o Papai Noel está precisando de planejamento logístico. Siga com a gente! 

 

O que planejamento logístico tem a ver com o Natal? 

Não há dúvidas que o Natal é considerada a melhor data sazonal para o comércio. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê um lucro estimado em R$ 68,4 bilhões para o varejo neste período.  

A CNDL projeta que cerca de 123,7 milhões de consumidores vão às compras na época natalina. Mas o que isso tem a ver com planejamento logístico? Tudo! É por meio do transporte que as mercadorias vão chegar aos consumidores, independentemente se a compra ocorreu em loja física ou online.  

Por isso, organize bem a sua empresa para não falhar na hora das entregas. Lembre-se que nesta época há uma escassez de profissionais disponíveis para o transporte de cargas, devido à grande procura pelos mercados de alimentos e bebidas também. 

 

Afinal, o que é planejamento logístico? 

A expressão planejamento logístico até pode soar algo muito complicado. A Raster tem no DNA a característica de descomplicar os processos e é isso que vamos fazer neste conteúdo. 

A logística é peça chave em qualquer relação de compra e venda no varejo. Mesmo que isso não fique tão explícito para os consumidores, ela sempre está presente.  

Tudo o que compramos queremos levar para algum lugar ou fazer algo com produto, concorda? Se você é impactado por uma oferta na internet, o que irá influenciar na sua decisão geralmente é o preço, não é mesmo? Mas o processo não para por aí! 

Depois da compra os sonhos dos consumidores são focados na entrega. Quando vou receber minha mercadoria? Vai ser igual ao vídeo ou imagem que eu vi? Posso contar com o produto para o evento que programei? Viu só como precisamos da gestão logística! 

Quem trabalha com planejamento logístico de verdade consegue enxergar todas as etapas. Resumidamente, é mapear todo o processo de compra, venda e distribuição. Isso envolve a aquisição da mercadoria, estoque e entrega ao consumidor.  

Via de regra, um bom planejamento logístico cuida de três pontos, como: 

– Organização das demandas de contratação; 

– Validação do perfil securitário; 

– Garantia das entregas dentro dos prazos.

Lembre-se que o transporte é quem fará a ponte para que ocorra a ligação da mercadoria com o consumidor. É por isso que nós da Raster gostamos tanto desse assunto.  

 

A importância do transporte no planejamento logístico  

Você já entendeu que um planejamento logístico começa lá na compra das mercadorias para a venda. Nossa especialidade é gestão logística e gerenciamento de riscos, por isso vamos focar mais no transporte.  

Separamos 3 dicas para uma boa entrega. Confira:

 

  1. Escolha um bom operador de logística

Não importa qual seja o tamanho da sua empresa, saiba que a tecnologia é uma importante aliada da boa entrega. O mercado de gerenciamento de risco e gestão logística oferece ferramentas muito eficientes. Elas conseguem automatizar a operação e gerar dados para a tomada de decisões. 

O resultado é menos roubos, acidentes e caminhões parados à toa. Sem contar na redução de custos. Pense nisso!

 

  1. Planeje a rota

A segurança das pessoas e das mercadorias é fundamental. As empresas de gerenciamento de risco são especialistas em ajudar a definir as melhores rotas e monitorar toda a viagem.

 

  1. Avalie os resultados

Avaliar os processos e discutir sobre o que funcionou e o que precisa ser melhorado é indispensável para o sucesso. Números e informações só têm sentido quando auxiliam na tomada de decisões.

Também é muito importante saber quais fornecedores e parceiros são essenciais para o bom desempenho das operações. Olhe com atenção para o custo-benefício de todas as etapas.

Conheça mais sobre nossas soluções clicando aqui.

 

Três vantagens do RasterLog 4.0 à gestão logística

Uma solução eficiente para o controle logístico das cargas é o RasterLog 4.0. A ferramenta permite o controle de temperatura, acompanhamento de transit time, visão de dashboards logísticos e gera informações para o cliente do cliente. Conheça as vantagens:

 

  1. Controle de temperatura

A exigência de controle para as cargas frigorificadas é altíssima. O produto, geralmente alimentos ou medicamentos, precisa chegar ao consumidor em perfeitas condições. Ninguém quer receber a carne descongelada ou o iogurte petrificado. Se isso ocorrer, a única alternativa é o descarte.

O RasterLog 4.0 entrega um cálculo de eficiência da temperatura. Ele consegue mostrar quanto tempo o veículo permaneceu na faixa correta ou fora dela, por exemplo. Tudo isso para que a transportadora possa atuar antes que as avarias aconteçam e evite outros problemas.

 

  1. Transittime 

A tradução para essa expressão bastante popular no transporte de cargas é o tempo da viagem. Quem faz compras pela internet acompanha o caminho que a mercadoria percorre, desde a saída do armazém à entrega ao consumidor. Isso é transit time.

Para exemplificar, o responsável pela gestão logística informa o tempo necessário para deslocamento de um ponto ao outro. No entanto, o transit time pode ser diferente se houver congestionamento, mais paradas de descanso ou outros imprevistos.

O que o RasterLog 4.0 faz é considerar a velocidade média, tempo de paradas, trajeto percorrido, quanto ainda precisa rodar e afins. Com isso, é apresentado à equipe de gestão logística uma porcentagem de transit time.

Os dados vão informar se há problemas na operação. Se a porcentagem de transit time for vermelha, por exemplo, significa que algo precisa ser ajustado para cumprir o prazo de entrega. Os maiores benefícios são antecipar as informações e ter o controle da viagem, buscando as entregas dentro do prazo.

 

  1. Dashboardslogísticos 

Os dashboards são painéis de visualização com indicadores. É possível saber a localização de toda a frota, quantos veículos estão em viagem, quantos veículos estão vazios, quantos estão em viagem dentro e fora do prazo, controle de alvos e paradas, por exemplo.

Esses painéis em tempo real permitem saber se a empresa está ou não atingindo as metas e o cruzamento de informações para ter um processo logístico eficiente visando redução de custos e ganhos operacionais. 

Tire todas as dúvidas sobre o Log4.0 aqui.

 

Nós podemos ajudar o Papai Noel! 

Você já conseguiu compreender que não é só de alegrias que vive o Papai Noel, não é mesmo? Um Natal feliz para todos requer muito trabalho e expertise no mercado. A Raster está preparada para auxiliar na gestão logística. Afinal, ninguém que quer ficar sem presente!