fbpx

Por que precisamos falar em acidentes de trânsito?

O assunto pode parecer repetitivo, mas ainda é preciso falar em acidentes de trânsito! Não é novidade para ninguém que exceder a velocidade ou ultrapassar em locais inadequados provocam acidentes. Mas se todos sabem o que NÃO fazer, por que o trânsito ainda mata?

 

É justamente para refletir sobre isso que existem ações como o Maio Amarelo. Em 2022 a campanha nacional traz como slogan: “Juntos salvamos vidas”. O tema conversa muito bem com o propósito da Raster, que é “transformar experiências em segurança logística”. Mas como agir para mudar comportamentos e promover segurança? É possível chegar lá?

 

A resposta não é simples e muito menos existe uma receita pronta! Mas a boa notícia é que podemos sim ter um trânsito mais seguro. Não é uma mudança rápida! Por isso, sempre precisamos lembrar que trânsito são veículos e vidas, que precisam conviver com harmonia e respeito.

 

E você, topa se engajar neste movimento com a gente? Que tal se desafiar a fazer algo para evitar acidentes de trânsito e ajudar a salvar vidas? A Raster vê o Maio Amarelo como uma oportunidade para isso. Venha com a gente!

 

Uma década para reduzir os acidentes de trânsito

 

Os acidentes de trânsito preocupam o mundo todo. Tanto que em 2021 a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma campanha bem ousada. A meta é reduzir em 50% o número de lesões e mortes no trânsito pelos próximos 10 anos.

 

O documento é chamado de Plano Global – Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021/2030. Ele foi criado pela Resolução 74/299 da Assembleia Geral da ONU, que institui a meta de diminuir pela metade os acidentes de trânsito.

 

Mas por que tanta preocupação com esse tema? Não é nada difícil de compreender as razões. O Plano Global mostra os acidentes como causadores de aproximadamente 1,3 milhões mortes evitáveis no mundo. Eles também aparecem como a principal causa de morte entre crianças e jovens.

 

As estatísticas do Plano Global ainda apontam que, se nada mudar, até 2030 serão registradas mais de 13 milhões de mortes e cerca de 500 milhões de feridos. É isso que você quer? O que faz para ajudar a reduzir essa probabilidade?

 

Veja mais detalhes sobre o Plano Global

 

Maio Amarelo na Raster

 

Aqui na Raster estamos atentos a esse movimento que engaja o mundo. No mês dedicado à prevenção dos acidentes de trânsito queremos mostrar um pouco do dia a dia de quem vive essas experiências na prática.

 

Pensamos em uma campanha que dá voz a muitas experiências. Ouvimos profissionais da segurança pública, motorista de caminhão e nossos colaboradores que atuam no setor de sinistros. Defendemos que esperar estatísticas diferentes não é o suficiente. Precisamos de ação!

 

O nosso Maio Amarelo apresenta uma série de vídeos que serão divulgados nas redes sociais. Você está convidado a nos ajudar a mover o mundo pela segurança. O que queremos com isso? Algo muito simples! Apenas incentivar pessoas a refletirem sobre seus próprios comportamentos no trânsito.

 

A dor que custa bilhões

A perda maior de um acidente de trânsito é a vida. São muitas histórias interrompidas e famílias desestabilizadas. Essa dor não para por aí! Os acidentes de trânsito também custam muito dinheiro para as empresas e poder público.

 

O último levantamento da CNT aponta que o custo anual apenas em vias federais chegou a R$ 12,19 bilhões. É quase três vezes mais que o total investido em rodovias, R$ 5,7 bilhões, somente no ano passado.

 

Você pode estar pensando: o que eu tenho a ver com isso? Talvez muitas pessoas não tenham acesso a essas informações ou não se importem com isso. Mas não estamos falando apenas do dinheiro que poderia ser investido em outras áreas. São famílias destruídas e vidas que podem ser preservadas com uma simples mudança de comportamento.

 

O que fazer para evitar acidentes de trânsito

 

Quando iniciamos este texto falamos que não existe receita pronta. Isso é verdade, mas existem regras de trânsito que foram pensadas e criadas para proteger as pessoas.

 

Não queremos te surpreender com novidades. Nosso objetivo é lembrar o quanto atitudes simples podem fazer a diferença. Se você já está cansado de ler dicas de como se comportar, se esforce e leia mais uma vez. Pode ser que esse refresco em sua memória evite uma ultrapassagem perigosa ou uma distração pelo uso de celular.

 

Não precisa reinventar a roda para se proteger. Basta colocar em prática aquilo que você já sabe. Separamos cindo dicas do Observatório Nacional de Segurança Viária que sempre devem ser lembradas:

 

1. Não use o celular

Evite atender a ligações ou ler/responder mensagens de texto. A distração é um importante fator de risco para quem está ao volante;

 

2. Se beber, não dirija

Saiba que conduzir veículo após ter ingerido bebida alcoólica reduz em até 25% seu tempo de reação, aumentando o risco de acidente;

 

3. Se estiver cansado ou com sono, descanse antes

Dirigir nestas condições é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado;

 

4. Respeite os limites de velocidade

E ao passar por locais com grande fluxo, escolas, hospitais, etc, reduza a velocidade;

 

5. Seja gentil no trânsito

Dê passagem, sinalize suas intenções de manobra, não discuta nem provoque discussões, respeite a faixa de pedestres e as vagas reservadas em estacionamentos.

 

Mova o mundo pela segurança

 

Não há como pensar em diminuir as mortes e lesões por acidentes de trânsito sem lutar por uma mudança de comportamento de todos. Aqui na Raster seguimos firmes em nosso propósito de transformar experiência em segurança logística.

 

Se você vir com a gente, o movimento fica muito mais forte. Faça o certo e exija do outro a mesma atitude. Não tenha dúvidas que juntos, salvamos vidas!