fbpx

Transporte de frios: como ter um controle eficiente

Mais que garantir que a carga chegue até o destino desejado, assegurar a qualidade é indispensável. Quando o assunto é o transporte de frios, a atenção e o controle devem ser redobrados.  

   

Por trás de uma carga frigorificada há pessoas que dependem da chegada do produto. Isso envolve desde uma simples demanda para o fluxo do negócio, à sobrevivência, como é o caso do transporte de alimentos, medicamentos e vacinas.   

   

Para que o transporte de frios ocorra com sucesso, é preciso sincronia entre empresas especializadas em logísticas, embarcadores e transportadoras. Afinal, todos precisam ter como objetivos garantir a qualidade dos produtos e atender as demandas dos clientes.   

   

Quer conhecer mais sobre este tema? Siga neste conteúdo com a Raster e aprenda dicas importantes para evitar avarias.   

   

Preocupação com a qualidade de entrega  

Não basta apenas estar nas gôndolas dos supermercados ou chegar à mesa dos consumidores, é preciso assegurar a qualidade dos produtos. Isso precisa estar claro para as empresas de logística que fazem a gestão do transporte de frios.  

   

Quem produz alimentos sabe que lida com a vida das pessoas e, neste caso, sistemas de controles eficientes são o primeiro passo. Fazer o controle de cargas frigorificadas está entre as expertises da Raster.   

   

A empresa desenvolveu uma série de soluções tecnológicas para oferecer eficiência logística e, consequentemente, cuidar das marcas dos clientes. O resultado prático disso é a redução de avarias, credibilidade da marca e segurança para consumidor.   

   

Para a Raster está muito claro que não adianta ter o relatório de um problema com temperatura, por exemplo, quando terminar a viagem. O que realmente importa é antecipar os problemas e facilitar a tomada de decisões.   

   

Seja nos lugares onde o calor passa de 40ºC ou onde a temperatura fica abaixo de 0ºC, o mesmo produto tem que chegar ao consumidor com o padrão certo. Quem pensa que instalar o thermo king é suficiente para garantir a qualidade das cargas frigorificadas, está enganado.    

   

  

 

Transporte de frios requer planejamento e experiência   

A tecnologia é indispensável neste processo, mas não substitui o conhecimento e a experiência dos profissionais de logística. Por trás do equipamento instalado no caminhão, existe a inteligência humana no monitoramento e na geração de dados.   

   

Quando estão embarcadas cargas altamente perecíveis, a responsabilidade é ainda maior. Além de garantir a qualidade do produto e evitar avarias, a gestão logística tem a missão de cuidar da reputação da marca.   

   

É justamente esses quesitos que a Raster não abre mão. Neste caso, a fórmula de sucesso é a conectividade com o cliente.  

   

   

Além de todo o controle feito para garantir que os equipamentos que monitoram a temperatura da carga estejam corretos, é preciso otimizar a gestão da frota. Um sistema de informações integradas como o Raster LOG mostra o mapa com a condição de cada veículo em tempo real.  

   

O Raster LOG possui parâmetros que consegue estabelecer um padrão para cada etapa da viagem. É possível saber o tempo médio necessário para a entrega da mercadoria e carregamento do caminhão, por exemplo. Se um veículo sair desses parâmetros, o sistema já informa que pode haver alguma inconformidade e precisa de ação.  

  

 

Conheça 5 regras para o transporte de frios  

Equipamentos tecnológicos

Não há dúvidas que um bom thermo king é indispensável. É este aparelho que vai fazer a regulagem da temperatura para que o produto não chegue ao destino em más condições. Um satélite de qualidade e software para gerar e armazenar dados também são necessários.  

   

Controle da base de temperatura

Todo equipamento requer manutenção, está sujeito a problemas e pode até ser desligado acidentalmente. O acompanhamento on-line e em tempo real das cargas frigorificadas é necessário para evitar avaria.  

Resolve saber que o iogurte congelou apenas quando chegar ao supermercado? Com certeza não. Neste caso restaria apenas dispensar o produto e tentar corrigir a falha na próxima viagem.  

   

Decisões rápidas

O monitoramento em tempo real permite que a variação de temperatura seja notada instantaneamente. Se isso ocorrer, o sistema da Raster emite informações de alerta para o motorista e para o cliente, podendo assim, agir de forma preventiva.  

    

Geração de informações

Diariamente os colaboradores da Raster estão em contato com os clientes. A tecnologia nos sistemas de logística entrega o espelho de todas as operações.  

   

Análise dos dados gerados

Informações servem para ser analisadas e aplicadas e a Raster apoia seus clientes nesse processo.   

   

Mova o mundo com a segurança da Raster  

A Raster é uma empresa de gerenciamento do risco e logística que respira tecnologia. Temos conhecimento e expertise no transporte de frios, com soluções que permitem mover o mundo com mais seguranças e menos perdas. Converse com a gente!