fbpx

Fórmula Truck X Copa Truck. Qual a diferença?

🚚 🏁 A Copa Truck e a Fórmula Truck são as duas maiores competições de automobilismo dedicadas a caminhões de corrida no Brasil e consideradas mundialmente pela história e tamanho. Ambas atraindo atenção pelo espetáculo de ver veículos de grande porte competindo em altas velocidades. Contudo, elas se diferenciam principalmente pela atuação e organização 👇

 

Fórmula Truck

Foi a primeira série de corridas de caminhões no Brasil, fundada em 1996 por Aurélio Batista Félix 🏆. Rapidamente, tornou-se popular não só no Brasil, mas também em outros países da América do Sul, como Argentina 🇦🇷, Paraguai 🇵🇾 e Uruguai 🇺🇾. A Fórmula Truck no início foi conhecida por suas corridas emocionantes e pela paixão dos fãs, tornando-se uma das categorias mais queridas do automobilismo brasileiro. Contudo, a série foi encerrada em 2017 após o falecimento de seu fundador e diante de dificuldades financeiras e desafios organizacionais. 

De 2018 em diante, ela passou por grandes mudanças e reformulações até ser assumida pela organizadora GT Truck, liderada por Gilberto Hidalgo, ex-piloto da Fórmula Truck 🔄. Em 2021, acontece o retorno dos brutos às pistas dos maiores autódromos do Brasil 🇧🇷. A competição contou com novos pilotos e uma mistura de caminhões antigos que já participavam do evento e caminhões novos 🚛. 

A Fórmula se concentra mais nos estados do sul. Das 9 etapas para 2024, 6 delas acontecem no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As demais acontecem no Uruguai, Interlagos em SP e Campo Grande, MS. Para saber mais acesse: Fórmula Truck

 

Copa Truck

Após o fim da primeira era da Fórmula Truck, a Copa Truck foi lançada em 2017 como uma nova série para preencher o espaço deixado pela antiga competição. A Copa Truck foi criada com o objetivo de revitalizar as corridas de caminhões no Brasil, trazendo uma nova gestão, estrutura e abordagem ao esporte. A nova categoria buscou modernizar a competição, melhorando a organização dos eventos, a segurança dos participantes e a experiência dos fãs. 

A Copa Truck conseguiu atrair equipes, pilotos e patrocinadores da antiga Fórmula Truck, além de novos participantes, mantendo a tradição das corridas de caminhões vivas no Brasil. Atualmente é a única competição da categoria confederada pela CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo, a associação máxima federal de administração do desporto do automobilismo, que foi fundada em 7 de setembro de 1961 e filiada à FIA, Federation Internacionale de l’Automobile 🏆.

 

Diferenças Principais:

  • Organização e Gestão: A Copa Truck surgiu com uma nova gestão, focada em modernização e melhorias na organização das corridas e hoje conta com participação de equipes oficiais das montadoras Mercedes Benz, Volvo, Iveco e Volkswagen 🚚.

 

  • A Copa Truck é a única competição do segmento homologada pela FIA e CBA 📜.

 

  • A Copa Truck tem mais visibilidade nacional, devido às transmissões ao vivo pela BAND no canal aberto e pela SPORT TV em canal fechado 📺.

 

  • Época de Atuação: A Fórmula Truck teve sua origem e desenvolvimento nos anos 90 até 2017, enquanto a Copa Truck iniciou suas atividades imediatamente após, buscando continuar o legado das corridas de caminhões no país 🔄.

 

  • Objetivos e abordagem: Enquanto a Fórmula Truck nasceu do entusiasmo e paixão de seu fundador, crescendo organicamente entre os fãs de automobilismo, a Copa Truck foi criada com uma visão de revitalizar e profissionalizar ainda mais o esporte, implementando melhorias em diversas áreas.

 

Hoje, ambas as competições compartilham a essência de trazer emoção e entretenimento por meio das corridas de caminhões, mantendo viva a paixão dos brasileiros pelo automobilismo 🏁🚛.

Conta pra gente, você já sabia as diferenças entre Copa Truck e Fórmula Truck?