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Gestão de operações logísticas se faz com estratégia

Há quatro anos desenvolvendo soluções tecnológicas para o mercado de logística e controles de operações logísticas, percebo o quanto esse segmento está passando por mudanças exponenciais. Os principais motivos são o reflexo da transformação digital e a cultura de inovação e reinvenção, que o mercado está praticando principalmente nos últimos dois anos de pandemia.   

 

As transportadoras estão buscando aprimorar o nível de serviço de seus negócios. As empresas estão cada vez mais profissionais, tecnológicas e com uma gestão mais simples e ágil.

Leia em nosso blog o material completo sobre como processos logísticos também precisam de humanização.

 

Um cenário que proponho lembrar é o movimento financeiro e bancário que vivemos nos últimos cinco anos. Foram mudanças de alto impacto em muito pouco tempo. Percebo que a logística está passando por um fenômeno bem parecido. Digo isso porque estamos digitalizando e democratizando o acesso à informação por meio da tecnologia.   

  

Aqui na Raster é muito desafiador estar como a pessoa responsável por traduzir as necessidades dos clientes e do mercado, e transformar essas informações em soluções de impacto dentro do produto RasterLOG 4.0. Não é simples resolver os problemas do dia a dia da logística e trazer inovações às principais “dores de cabeça” que o mercado enfrenta.  É necessária uma profunda imersão às operações de clientes.   

   

Como fazer a gestão de operações logísticas  

 Gerir uma operação logística requer muita capacidade de interação e conexão com as informações que circulam na rotina das transportadoras. O primeiro passo é ter visibilidade das operações, e a tecnologia tem sido uma grande aliada. Costumo dizer que três fatores são indispensáveis para a estruturação de uma jornada eficiente: ferramentas, processos e pessoas.    

  

Ferramentas ou sistemas, como o RasterLOG 4.0, proporcionam capacidade de controle e visibilidade da operação. Não há como ser assertivo sem informações seguras. É fundamental saber onde está cada veículo e quando deverá chegar ao destino, por exemplo. Ter essa visibilidade dos processos nos ajuda a evitar retrabalhos e otimizar o tempo.   

 

O passo seguinte, que é conectar os processos às pessoas, é bastante desafiador. Precisamos organizar de uma forma que facilite e melhore os resultados. Considero fundamental a antecipação aos problemas, ao invés de atuar somente na solução depois as perdas que já aconteceram.   

  

Resolve saber que o produto foi transportado na temperatura inadequada apenas quando é entregue ao cliente? Não! Mas perceber que algo pode estar errado durante o processo pode evitar essa avaria. Para isso ocorrer, precisamos de pessoas qualificadas. Colaboradores especialistas e treinados para exercer suas funções.   

  

Esse movimento, na prática, gera bastante desconforto na cultura das empresas, mas os benefícios compensam. A tomada de decisões se torna mais rápida e percebemos a diferença em curto e médio prazo. Investir em tecnologia e pessoas qualificadas são requisitos básicos para negócios saudáveis e competitivos.   

 

Por que o LOG é a solução certa?  

O produto RasterLOG tem um propósito bem claro: gerar visualização simples e estratégica de forma ágil. É enxergar os detalhes da operação e ter informações para agir quando necessário. Se identificarmos falha na temperatura, por exemplo, conseguimos solicitar ao motorista que faça os ajustes.  

 

Essa conexão com a realidade das transportadoras e as necessidades do mercado torna as empresas mais competitivas e inovadoras. Uma tecnologia que dê essa visibilidade que o RasterLOG oferece ajuda a organizar o tratamento de fluxos e processos.   

  

Além disso, as ferramentas devem estar em constante evolução. Esses ajustes entre o que a solução oferece as reais necessidades de cada operação logística contribui para a velocidade da transformação digital das empresas.   

 

Aqui na Raster temos um acompanhamento consultivo aos clientes que usam o LOG como tecnologia para fazer a gestão. Tivemos avanços importantes na construção de torres logísticas depois que usamos a nossa expertise de mercado e nos adequamos às necessidades de cada operação.   

  

Por que o controle logístico é um diferencial?  

As compras digitais estão aumentando e isso exige mais velocidade e gestão do mercado logístico. Já temos players que prometem entregar as compras online em até 24 horas após o pedido.   

  

O mesmo fenômeno vem se aplicando para os transportes de carga fechada, ou seja, transporte da fábrica para distribuidores que nesses casos compram mercadorias em grande quantidade, como é o caso dos supermercados. Essa agilidade e comprometimento com os prazos de entregas são o principal diferencial para empresas de logística, além da garantia da qualidade na entrega.   

  

Neste contexto, só vai conseguir escalar quem atender as demandas do mercado com uma gestão logística apropriada e tecnológica. Não é possível entregar toda essa rapidez e qualidade que o novo consumidor exige sem o uso de tecnologias.   

  

Cito quatro exemplos simples dos benefícios que as soluções tecnológicas oferecem às operações logísticas.  

  1. Visibilidade 
  •  Raio x geral mapeando a saúde operacional;
  • Direcionar energia com proporcionalidade aos ofensores da operação;

 

  1. Definição de controles  
  • Indicadores bem definidos e processos de atuação para cada ofensor;
  • Mapeamento das anomalias e medição de atuações;
  • Atuação preventiva de ofensores;

 

  1. Operacionalização  
  • Processos descritos e gestão do conhecimento compartilhada com os níveis operacionais, táticos e estratégicos;
  • Processos claros e transparentes à organização;
  • Integrações entre sistemas (TMS) e controle logísticos;

 

  1. Consolidação de resultados 
  • Painéis de controle operacionais;
  • Relatórios com indicadores antes x depois da operação;
  • BI’s estratégicos focados em cenários complexos e de difícil mensuração.

 

 A mensagem que quero deixar a vocês é que vale a pena investir em um controle logístico eficiente. Quando estruturamos os processos e ter pessoas atuantes, conseguimos muito mais que o real time da frota. Criamos uma cultura empresarial de inovação e transformação digital. Se a sua transportadora ainda não começou a trabalhar com a tecnologia, pense nisso!