fbpx

O que esperar da logística em 2023?

O ano está terminando e os olhares se voltam para as expectativas do que está por vir. No setor de logística vimos dois cenários bem fortes: um deles é o das incertezas econômicas, causado pelas instabilidades sociais e alta dos preços, e o outro de crescimento do transporte rodoviário de cargas, em função da grande explosão do e-commerce. Pesquisa da Transparency Market Research prevê que o mercado de logística mundial valerá R$ 15,5 trilhões em 2023 e estima uma movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias.

 

O desafio diante de tudo isso é como se manter competitivo em um mercado tão complexo. A logística terrestre é um dos primeiros setores a ser afetado pelas instabilidades econômicas e sociais. Além disso, a pressão por entregas cada vez mais rápidas e com qualidade, desafia as transportadoras todos os dias. Como garantir uma entrega de excelência e sobreviver a esse mercado tão dinâmico? A Raster aposta em 3 grandes caminhos:

 

  1. Dados para a visibilidade dos processos

Não existe uma fórmula mágica para solucionar essa equação. Mas não há dúvidas que um bom planejamento estratégico e soluções tecnológicas que gerem dados para modernizar a gestão fazem a diferença. Informações confiáveis e geradas em tempo real são o ponto de partida para melhorar os serviços e diminuir custos. Como é que vamos falar em redução de despesas sem saber o que acontece na estrada? É impossível melhorar aquilo que nem se conhece, concorda? É preciso ter visibilidade dos processos.

 

  1. Ferramentas que melhorem a produtividade

Quem quiser se destacar neste cenário terá que apostar na tecnologia. E olha que ela traz muitas vantagens! Aqui na Raster vemos isso diariamente. Uma publicação do portal Painel Logístico aponta que até 2026, 75% das grandes empresas vão adotar alguma forma de robô inteligente para automatizar os processos logísticos. As corporações maiores já se deram conta que usar a tecnologia para gerar dados e melhorar a produtividade é a saída para se manter competitivo no mercado.

 

  1. Iniciativas sustentáveis

Não há como falar em futuro sem trazer para o debate o tema sustentabilidade. Há tempos o mundo já está de olho na grande emissão de CO2 do transporte rodoviário de cargas. Grandes marcas e, inclusive, os próprios consumidores, já dão preferência às empresas que adotam medidas que preservem o meio ambiente ou que façam a compensação de um dano causado ao ecossistema. As empresas de logística precisam olhar para essa nova realidade se quiserem continuar existindo.

E aí, conseguiu sacar qual é a tendência para a logística em 2023? Talvez a principal lição que precisamos carregar é abrir a mente para os novos conceitos e comportamentos e entender a tecnologia como a grande aliada dos bons negócios. Pense nisso!