Quando se fala em segurança do transporte rodoviário de cargas, o gerenciamento de risco é o primeiro a ser lembrado. Mas o que também é indispensável para uma gestão eficiente é a pesquisa e consulta do motorista.
Você até pode estar pensando que se trata de mais uma burocracia às atividades do setor. Mas o que vamos fazer com este texto é lhe convencer justamente do contrário.
Trata-se de uma ferramenta simples e eficiente que auxilia as empresas a contratarem o profissional certo para a carga certa. Não é o fato de dirigir caminhão que qualifica o motorista para todos os tipos de transportes. As necessidades são bem diferentes.
Você não vai consultar um especialista em coração para resolver o problema do estômago, não é? A mesma analogia é válida para o transporte rodoviário de cargas. Para cada ramo há um perfil de profissional. Como diz o ditado: “cada macaco no seu galho”.
Siga com a Raster neste conteúdo e entenda as vantagens de seguir corretamente todos protocolos. Você vai perceber como a pesquisa e consulta do motorista oferece facilidades aos profissionais do volante e às transportadoras.
Leia mais sobre a importância do gerenciamento de risco.
O que é pesquisa e cadastro de motorista?
É uma exigência obrigatória das seguradoras para as viagens. Isso significa que a pesquisa e consulta do motorista não é uma escolha do profissional, transportadora ou embarcador, mas um item de segurança indispensável.
As apólices de RCF-CD (roubo de cargas) consideram essa etapa um dos passos mais importantes antes do profissional seguir viagem. É um item prioritário do Plano de Gerenciamento de Risco (PGR).
Empresas especializadas em gerenciamento de risco, como é o caso da Raster, desenvolvem ferramentas para facilitar a realização da pesquisa. Um detalhe bem importante é que as gerenciadoras devem ser homologadas pela seguradora em que o cliente decidir fazer o seguro da carga.
Quando é preciso fazer a pesquisa e a consulta
É muito comum a dúvida sobre quando é necessário fazer a pesquisa. O primeiro passo é observar se ela é uma exigência da apólice e RCF-CD. Se for, é preciso cumprir com os prazos estabelecidos para cada perfil.
Quem não fizer o cadastro de pesquisa e consulta do motorista, corre risco de perder o direito ao seguro, caso ocorra roubo da carga. Isso também é válido para contratação de um profissional que não teve o perfil aprovado.
Outro detalhe importante é que a pesquisa e a consulta adequadas aumentam a segurança da operação. Já está provado que elas reduzem a ocorrência de roubos e outras perdas.
Informações que são analisadas
Quando uma empresa faz a pesquisa e consulta do motorista são verificadas várias informações exigidas nas regras das seguradoras. As condições gerais da RCF-CD exigem cadastro para:
– Motoristas;
– Ajudantes;
– Veículos;
– Proprietários do caminhão (em alguns casos).
Como fazer a pesquisa
O processo é muito simples. Mas lembre-se que é preciso ser feito por meio de gerenciadora ou empresa de pesquisa homologada pela seguradora. Muita atenção a esse detalhe! Essas empresas normalmente constam na apólice, mas podem ser consultadas junto ao seu corretor de seguro.
Depois de acessar a plataforma, será necessário inserir algumas informações sobre o condutor e o veículo. A ferramenta de busca vai compilar os dados necessários para a análise do perfil.
Cada empresa que presta esse serviço tem um sistema diferente. Algumas delas possuem integração de dados entre as soluções tecnológicas, o que agiliza o processo. O tempo da pesquisa depende muito dos softwares usados.
Quem precisa passar pela pesquisa e consulta
Geralmente as apólices de seguros contra roubo de cargas exigem o resultado da pesquisa e consulta em vários casos. Entre eles estão os motoristas que sejam funcionários, agregado, autônomo e até proprietário do veículo.
É importante frisar que não é apenas o motorista que precisa dessa liberação. Se houver ajudantes que vão acompanhar a viagem, as seguradoras exigem que eles também passem pela pesquisa.
Contratar ajudantes de estrada, os populares chapas, é proibido. As regras também proíbem caronas para terceiros. É permitido apenas transportar parentes de 1º grau ou o auxiliar do condutor. Mesmo assim, é preciso comprovar o vínculo e a função.
A cada quanto tempo é preciso refazer a pesquisa e consulta do motorista?
A periodicidade para fazer a análise vai depender de cada apólice de seguro. A validade do resultado é diferente para funcionários, agregado, autônomo ou proprietário do caminhão. Confira:
– Funcionários: é necessário refazer a pesquisa e cadastro para liberação do profissional a cada 12 meses;
– Agregado do segurado ou transportadora: a cada seis meses;
– Autônomo: toda a vez que for iniciar uma nova viagem;
– Proprietário do veículo: a cada 12 meses.
Na maioria dos casos, é aplicada a periodicidade acima descrita. Mas é importante frisar que a validade varia conforme as características de cada operação.
Vantagens da pesquisa e consulta
Como já explicamos, é uma condição da apólice do RCF DF, referente às medidas de gerenciamento de risco. Além disso, irá garantir a cobertura da seguradora em caso de roubos.
Outro benefício é adequar o perfil do motorista às necessidades de transporte de cada tipo de carga. Isso vai melhorar a eficiência do serviço, com mais segurança para o motorista e cuidado do patrimônio, reduzindo sinistros.
Em breve, a Raster vai apresentar uma novidade que vai facilitar bastante a realização de pesquisa e consulta do motorista com o P&C. Se interessou pelo assunto e quer conhecer mais sobre o tema? Converse com a gente!