fbpx

Torre de controle logístico sem complicações

O assunto está em alta e certamente você já ouviu falar e considerou complexo. A boa notícia é que se trata de um processo simples. A torre de controle logístico não é um bicho de sete cabeças. É uma solução eficiente ao transporte rodoviário de cargas para empresas de todos os tamanhos. 

  

Ela é um conceito tecnológico que unifica as informações que geralmente estão isoladas. De forma inteligente, cria uma central de monitoramento 24 horas de todas as etapas da operação. Necessidade que está presente em demandas de embarcadores, transportadoras ou operadores logísticos que queiram otimizar o trabalho.   

  

torre de controle logístico fornece um raio-x completo dos processos, com parâmetros para a tomada de decisões mais assertivas. É simplesmente usar a tecnologia para aprimorar a gestão, e não reinventar a roda.  

  

O diretor Comercial e de Marketing da Raster, Eduardo Oliveira de Souza, diz que os objetivos são visualizar todas etapas e garantir o máximo de resultados. “Isso sempre com isenção e autonomia”, destaca Eduardo, que é grande conhecedor do tema e já atuou na implantação de torres de grandes empresas brasileiras.  

  

Na prática, são processos que ficam em tempo real monitorando todos os detalhes da operação. Elas emitem sinais de alerta, antecipando aos clientes para evitar que nenhum processo saia do padrão. Tudo isso para que seja possível a tomada de decisões mais rápidas e assertivas.  

  

Está pensando que a torre de controle logístico não vai dar certo na sua empresa? Ou que será preciso contratar mais pessoas e mudar todos os sistemas? Calma! Nada disso precisa acontecer. Fique com a Raster até o fim deste texto que vamos lhe ajudar a compreender melhor essas etapas.  

  

3 benefícios da torre de controle logístico 

  

Para compreender os benefícios de uma torre de controle logístico, é preciso olhar para a operação da sua empresa. Você sabe se os caminhões estão rodando vazios? As entregas estão chegando no horário? Quais são os critérios para a contratação de terceiros? Quanto tempo o caminhão fica parado à espera de uma coleta ou entrega? 

  

Esses são apenas alguns dos cenários que uma torre de controle logístico vai auxiliar você a compreender. O diretor comercial da Raster ressalta três benefícios pontuais no uso dessa solução tecnológica. Confira: 

  

  • Aumento de performance: maior volume de cargas transportadas em menos tempo;
  • Redução de custos: melhor aproveitamento do deslocamento dos veículos; 
  •  Ganho de escala: redução do tempo médio de entrega das mercadorias. 

  

torre-de-controle-logistico-sem-complicacoes-4

4 etapas para a implantação de uma torre  

 

1 – Enxergue toda a operação – A visibilidade em tempo real é a primeira mudança. Afinal, não tem como melhorar aquilo que não se conhece. “Atualmente, a maioria das empresas não possui uma visibilidade total e unificada das operações”, afirma Eduardo. 

 

Nesta fase cria-se uma base histórica das viagens e o início das operações de controle de cada atividade. Para exemplificar, processos de carga e descarga e o tempo parado no trânsito ou nos pátios começam a virar estatísticas.  

 

2 – Geração de dados – As informações são fundamentais para tomar as decisões corretas e antecipar possíveis problemas. Um dos primeiros benefícios da torre de controle logístico é a geração do boletim diário, que irá gerir todas as movimentações.   

 

Nesta etapa define-se a primeira versão do Plano de Gestão Logística (PGL). O documento vai conter a descrição de cada processo, como as normas para contratar um caminhão ou liberar uma carga, por exemplo.  

 

 3 – Gestão avançada – Nesta fase os gargalos da empresa já são perceptíveis. A torre de controle logístico se torna indispensável para a tomada de decisões eficientes.  

 

Um PGL mais completo é elaborado. Agora já se sabe quais são as unidades que mais utilizam terceiros e pagam diárias, por exemplo. Isso significa que chegou a hora de melhorar a gestão para ganhar performance.  

 

É neste momento que ganham força as avaliações dos serviços e padronizações. “A torre é quem passa a determinar como será a gestão de diárias, controle de frete, otimização da frota, programação e outros, respeitando as diferenças de regiões e operações”, pontua o diretor comercial.  

  

4 – Processos – É o momento para aprimorar novos processos e evoluir ainda mais nos ganhos de performance. A partir desta etapa o foco é solucionar problemas, sempre de olho na gestão da qualidade da operação. É aplicar o PDCA (planejar, fazer, verificar e agir) para que novas oportunidades de ganhos sejam verificadas e novos processos passem a ser geridos pela torre.  

  

 

Use a tecnologia a favor do seu negócio 

  

Agora que você já compreendeu todos os benefícios que pode ter com a torre de controle logístico, vamos explicar o que ocorre na prática. Para levar essa tecnologia atualizada e eficiente à sua empresa também é simples e dá para fazer em poucos dias. 

  

Como a implantação é faseada, as exigências iniciais são mínimas. Com uma base de viagens rastreadas, seja por um APP ou rastreador no caminhão, pode-se iniciar o processo. À medida que ganhos sejam capturados, se avança às próximas etapas. Com isso, basta integrar a torre ao TMS ou ERP da empresa. 

  

Lembrando que o treinamento das equipes é fundamental para o bom funcionamento de uma torre de controle de logístico. Principalmente para a compreensão e aceitação do novo processo.  

  

Confie em quem mais conhece do assunto! 

  

As empresas que trabalham com gerenciamento de riscos e soluções logística, como é o caso da Raster, têm expertise para trabalhar com torre de controle logístico. “Para nós, o processo se torna ainda mais simples porque já temos a visibilidade total das operações”, explica Eduardo.  

  

Segundo ele, o que compõe a torre é a unificação das informações geradas pelo Raster Log, Jor, Mob e Risk, por exemplo. Além disso, as gerenciadoras possuem a estrutura de quadro de colaboradores 24 horas por dia. Isso permite o acompanhamento e a gestão da torre em tempo integral, sem pausas.  

  

Na visão de Eduardo, a principal vantagem de terceirizar a torre de controle logístico a uma empresa como a Raster são a isenção e a performance. A excelência da performance das operações do cliente se torna a vitrine para a controladora da torre.  

  

Naturalmente, o empenho para apresentar resultados será outro diferencial. Além disso, assuntos internos do contratante não interferem nas ações que precisam ser realizadas. 

 

O sucesso da operação com a torre de controle logístico vai ocorrer apenas se houver gestão. A busca constante por ganhos de performance também é um diferencial para os bons resultados.  

  

Quer saber mais como a Raster pode ajudar o seu negócio? Converse com nossos especialistas!  

torre-de-controle-logistico-sem-complicacoes-3